quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A natureza sétupla do homem

BLAVATKKY - THEOSOPHY GROUP UK

A natureza sétupla do homem
Espiritualidade

É de grande importância para nós conhecer e entender exatamente quem e o que somos e em que consistimos. A maioria das pessoas está familiarizada com as três palavras espírito, alma e corpo, mas essas três não explicam de forma suficiente ou adequada a verdadeira natureza da constituição humana. Além disso, muitas pessoas confundem os termos “alma” e “espírito” e erroneamente pensam que são uma e a mesma coisa.

Nos ensinamentos da Teosofia, HP Blavatsky e os Mestres descrevem o ser humano como consistindo em Sete Princípios, divididos em uma Tríade Superior e um Quaternário Inferior. Esses sete princípios ou sete partes de nossa natureza são a parte divina, a parte espiritual, a parte intelectual, a parte passional, a parte vital, a parte astral e a parte física. Os três primeiros compreendem a Tríade Superior e duram para sempre, enquanto os quatro inferiores duram apenas uma vida e são novos em cada vida que temos.

Teosofia afirma que este ensinamento sobre os Sete Princípios - juntamente com o de Karma e Reencarnação - é da maior importância para a humanidade. Este artigo fornece apenas uma breve visão geral e introdução, mas esperamos que seja de interesse e benefício para muitos. É um artigo complementar à compreensão correta do karma e à compreensão correta da reencarnação , os quais podem ser lidos clicando nos links do título.

A TRÍADE ESPIRITUAL
# 7. ATMA - a parte divina

Atma (também escrito “Atman”) é a parte mais elevada e suprema do ser espiritual do homem. É puro Espírito eterno. É o Eu Superior, o Eu Divino, o Ser Real do ser humano e é literalmente um e o mesmo em essência e identidade como o Eu Supremo Infinito. Isso está de acordo com o ensino fundamental do hinduísmo; que o nosso Ser (o Atman) é o Ser Supremo (Brahman). Atman literalmente significa Self. É o único dos nossos Princípios ao qual o termo não qualificado “o Eu” pode ser aplicado.

Não é uma coisa individual. Não existe tal coisa como “meu Atman” ou “seu Atman”. O Espírito Eterno não é seu nem meu e não é a possessão individual separada de ninguém. Não há nem “meu Atman” nem “seu Atman”, mas apenas o Atman, o UNO Universal de todos. É aqui que tudo é verdadeiramente um. A chave de ouro para entender a unidade universal, a divina allness e a não-dualidade (e, portanto, a chave para a paz mundial!) Está contida neste ensinamento sobre o Atman. Eu sou o Atman. Você é o Atman. Atman é quem e o que realmente somos. É a nossa natureza essencial, é o nosso verdadeiro eu, é o All IN All. De fato, é a única realidade. Como dizem os Upanishads: “Este Atman é Brahman”.

Uma vez que o Atman é literalmente a própria Divindade, devemos sempre lembrar que ele nunca encarna ou reencarna, nem é afetado pelo nosso Karma ou mesmo por qualquer coisa que seja. Apenas simplesmente é.

# 6. BUDDHI - A parte espiritual

Buddhi é o segundo mais alto Princípio da constituição do homem e é referido como a Alma Espiritual, o veículo através do qual o Atma (o mais alto Princípio) irradia sua luz. Não há nada individual sobre o princípio de Buddhi. Tal como acontece com Atma, não podemos falar em termos de "meu Buddhi" ou "seu Buddhi". Ao contrário da opinião popular, Buddhi não é a faculdade ou qualidade da intuição e não tem nada a ver com isso. Não tem nada a ver com nada além de servir como veículo para o Atma, o Self.

“A Mônada” (que significa “unidade final” ou “unidade primária”) é um termo usado para descrever a conjunção dos dois Princípios mais elevados da constituição humana - Atma e Buddhi. Não há nada superior a Atma; O Atma é a parte suprema e suprema do ser espiritual do homem. Como o Atma é literalmente a própria Divindade, ele precisa ter um veículo através do qual possa irradiar sua luz para a alma individual. Buddhi é esse veículo e os dois em conjunto são chamados de Mônadas.

# 5. MANAS - A parte intelectual

Manas é o princípio da mente no homem, o aspecto da consciência, o pensador, a individualidade permanente que encarna e reencarna. É de fato a alma humana. Manas é a mente e a mente e a alma são uma e a mesma coisa . É um erro confundir a mente e o cérebro, como se fossem a mesma coisa. O cérebro é apenas um órgão físico e serve, mas como um veículo físico para a mente / alma - que é o verdadeiro pensador - se manifestar através da encarnação física.

Nos ensinamentos da Teosofia, o princípio de Manas é freqüentemente chamado de Ego. Isto está usando o termo “Ego” em seu sentido verdadeiro e literal, de significar o verdadeiro “eu” do nosso ser.

É a entidade manásica, a alma humana individual, que define as causas em movimento em cada vida - através de todo pensamento, palavra e ação - que devem ter seus efeitos kármicos correspondentes nesta e nas vidas subseqüentes. É o criador e o experimentador do Karma.

Tem uma natureza dual, a de Higher Manas e Lower Manas. Quando a mente e a consciência são elevadas, ressuscitadas e elevadas para as coisas superiores, coisas espirituais, coisas abstratas, coisas intelectuais, coisas de bondade, verdade, pureza, amor, compaixão e beleza, ela então funciona como o Manas Superior e o aumento cada vez mais perto da divina luz brilhante de Buddhi, a Alma Espiritual . Quando a mente e a consciência são deixadas cair nas coisas inferiores, separatistas, egoístas e sensuais da vida, é o Lower Manas, vinculando-se ao princípio de Kama, a Alma Animal .

Manas não pode ir em ambas as direções ao mesmo tempo. Só pode subir ou descer ... em direção à espiritualidade ou descer em direção à sensualidade. Espiritualidade e sensualidade nunca podem e nunca se misturarão. Manas, a alma humana, fica bem no meio dos dois e deve fazer uma escolha entre eles. Nosso principal campo de batalha na vida é o da mente.

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O QUATERNÁRIO INFERIOR
# 4. KAMA - A parte passional

Kama, que significa literalmente "Desejo" em sânscrito, é o princípio do desejo do ser humano quando em encarnação física. É a fonte e centro de seus desejos, paixões, luxúria e natureza sensual. É por vezes referido como a "alma animal" porque é a parte mais animalesca e bestial de nós.

Durante a vida humana, este Princípio é chamado Kama. Depois que a vida chegou ao fim, o princípio Kama se forma em Kama Rupa, que significa literalmente “forma de desejo”.

Um dos estágios após a morte é que a natureza do desejo se objetifica em uma espécie de forma desencarnada e sem sentido que permanece em Kama Loka (a atmosfera e a atração de nossa Terra) até que finalmente se desvanece gradualmente e se desintegra espontaneamente. Ela sobreviverá e permanecerá até que a força desses desejos e paixões tenha se dissipado e quanto tempo isso levará naturalmente será determinado por quão sensualmente orientado o indivíduo era durante a vida que acabou de terminar.

# 3. PRANA - A parte vital

Esta é a Força Vital, Vitalidade ou Energia que mantém o corpo físico vivo. É o Princípio da Vida, o “sopro da vida” no indivíduo. Uma pessoa permanece em encarnação física enquanto o Prana permanecer ativo dentro deles. Assim que o Prana sai e deixa de fluir, o corpo físico não tem outra opção senão morrer, pois é a força do Prana que o mantém em movimento.

# 2. LINGA SHARIRA - A Parte Astral

Linga Sharira - chamado de corpo astral - é o sutil “duplo” invisível do corpo físico denso. É a forma, o molde e o plano sobre e ao redor do qual o corpo físico denso é construído. Ela passa a existir antes do corpo físico e só desaparece completamente e morre quando a última partícula remanescente do corpo físico falecido desaparece e se desintegra, exceto o esqueleto.

O corpo astral também pode ser pensado como o “corpo vital” ou “corpo energético” do ser humano, porque é o veículo através do qual o Prana (o 3º Princípio) flui para o corpo físico. É essa parte da nossa constituição que é utilizada nas atividades que se tornaram conhecidas como viagem astral, projeção astral e assim por diante. O termo “astral” é usado na Teosofia simplesmente como sinônimo de “subjetivo”, “sutil” ou “interior”.

Seu principal ponto de conexão com o corpo físico está na área do baço e esses dois corpos que temos estão conectados um com o outro ao longo da vida por uma espécie de cordão umbilical invisível que alguns chamam de “fio de prata” ou “cordão de prata”. .

# 1. STHULA SHARIRA - A parte física

Sthula Sharira é o nome sânscrito para o corpo físico denso. Não é em verdade estrita um Princípio em si mesmo, mas é simplesmente o veículo de todos os outros Princípios durante a encarnação física. Sthula Sharira é descrita como sendo filha de Linga Sharira (sua mãe) pela concepção de Prana (seu pai). É a nossa casca exterior e nada mais. Muitas vezes, colocamos muito mais importância e ênfase em nossa casca exterior do que é realmente necessário ou valioso.

Não estamos nos favorecendo a nós mesmos se nos identificamos com nosso corpo ou com quaisquer outros aspectos de nossa natureza inferior. Estes simplesmente compreendem nossa personalidade atual, em distinção à individualidade permanente da alma, o Ego Reencarnante. E ainda mais alto que a alma é o nosso Eu Real, puro Espírito eterno. Almas são muitas, mas o Espírito é UM. O objetivo da vida é perceber quem e o que você realmente é e rebatê-lo na consciência. Apenas o interior é o real .

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